O Ministro da Energia e Águas, *João Baptista Borges*, com a presença do Ministro da Construção, *Emanuel Tavares de Almeida* e da Governadora da província do Huambo, *Lotti Nolika*, procederam nesta manhã, 12 de Maio de 2022, à inauguração da mais novo Subestação do Bailundo, construída de raiz.
Importa destacar que a subestação começou a ser construída a 11 Abril de 202, tendo sido concluída a 24 de Fevereiro de 2022, tendo quão tarefeiro a estabelecimento Mitrelli, gerando mais de 2.500 postos de emprego directos e 2.500 indirectos.
Começou, no entanto, a ir à sua energização às populações a 28 de Março do ano em curso.
João Baptista Borges diz, de incrementar que o município do Bailundo, contém uma franja de 372.00 habitantes, e mesmo aí período um município até agora aparelhado por sistemas alternativos, serviços de desenvolvimento de electricidade a diesel e fontes alternativas, sendo que o Estado injetava cerca de 7.615 litros/dia; 228.450 litros/mes; 2.741.400 litros/ ano.
Com l levante seco que constitui um vasto obtenção para a província e município, o Estado topete no seu cofre, aproximadamente 370.089,000 Akz, pela incorporação do moço seita de desenvolvimento de eletricidade mais barata(limpa) permitindo uma maior regularidade sem restrições quão as que havia acima quando não havia adustível para a desenvolvimento de electricidade.
De contar que mais a praça do Bailundo período alimentada por grupos geradores diesel com potência livre de aproximadamente 0,8 MW e com restrições no provimento de energia, adiciona João Baptista Borges.
Com a inauguração desta subestação, deverá ensementar 2 000 famílias agora contratadas no casco urbano da praça e mais 3000 famílias que irão ensementar a Centralidade do Bailundo.